VOCÊ SABE O QUE FAZ A PATOLOGIA VETERINÁRIA?

Imagem

A Patologia Veterinária é a ciência que estuda as doenças nos animais.

Por que os Patologistas Veterinários são importantes?

Os Patologistas Veterinários melhoram a saúde humana e animal por meio de:

– Diagnóstico de doenças nos animais de companhia e de zoológico, bem como nos animais silvestres. O Patologista Veterinário examina tecidos e fluidos corporais e prediz o desfecho da doença.

– Diagnóstico de doenças nos animais de produção. Por meio da determinação da causa das doenças, os Patologistas Veterinários auxiliam na manutenção da sanidade dos rebanhos e inferem se há risco para os humanos manusearem ou consumirem produtos de origem animal.

– Contribuem para a descoberta e avaliação da segurança no uso de medicamentos. Devido ao seu treinamento amplo em ciências biomédicas, os Patologistas Veterinários trabalham como peças-chave na pesquisa farmacêutica e equipes de desenvolvimento.

– Condução de pesquisas. Com experiência em doenças em múltiplas espécies, os Patologistas Veterinários são qualificados para a realização de estudos que levam ao avanço no entendimento da causa de doenças e em métodos que previnam doenças nos seres humanos e nos animais.

 

Quais são os exemplos da contribuição dos Patologistas Veterinários?

Os Patologistas Veterinários estão frequentemente entre os primeiros a reconhecer uma nova doença ou uma ameaça à saúde. Por exemplo, Patologistas Veterinários foram os primeiros a reconhecer um novo agente infeccioso, o vírus do Oeste do Nilo, o qual invadiu a América do Norte. Outros Patologistas Veterinários têm conduzido estudos pioneiros sobre a aplicação de células-tronco, em naves espaciais, sobre a conservação de leopardos africanos e sobre os acidentes radioativos de Chernobyl, por exemplo. Além disso, Patologistas Veterinários possuem grande importância nos estudos da AIDS, do câncer, de doenças crônicas e do bioterrorismo.

 

Onde os Patologistas Veterinários trabalham?

– Laboratórios de diagnóstico. Estes incluem laboratórios privados e públicos, instituições acadêmicas e zoológicos, por exemplo.

– Instituições de ensino. As instituições de ensino incluem escolas de Medicina ou Medicina Veternária, dentre outros cursos que incluam a disciplina de Patologia no seu currículo.

– Indústria. Isto inclui as indústrias farmacêuticas, biotecnológicas, químicas e agroquímicas, além de fornecer suporte para instituições de pesquisa.

– Governo. Exemplos incluem os órgãos de vigilância, laboratórios centrais de saúde pública, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dentre outros.

 

Para maiores informações sobre a Patologia Veterinária no Brasil, acesse o website da Associação Brasileira de Patologia Veterinária (http://www.abpv.vet.br).

Anúncios

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: